Cerbranorte comunica vigência da bandeira tarifária amarela em maio e reforça orientações sobre uso consciente de energia elétrica
Atualização do sistema de bandeiras reflete cenário hidrológico e necessidade de operação de usinas com maior custo de geração.

A Cooperativa de Distribuição de Energia - Cerbranorte informa que a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) anunciou a adoção da bandeira tarifária amarela para o mês de maio de 2025. A aplicação desta sinalização tarifária representa um acréscimo de R$ 0,01885 por quilowatt-hora (kWh) consumido.
A alteração ocorre em decorrência da redução no volume de chuvas, situação típica do início do período seco em diversas regiões do país. Esse cenário exige o acionamento de usinas termelétricas, cuja geração apresenta custos mais elevados em comparação às usinas hidrelétricas.
Desde dezembro de 2024, a bandeira vigente era a verde, indicativa de condições favoráveis de geração. A adoção da bandeira amarela demanda atenção especial por parte dos consumidores quanto à eficiência no consumo de energia elétrica.
Nesse sentido, a Cerbranorte reforça o compromisso com a conscientização dos seus associados e orienta a adoção de medidas simples, porém eficazes, para evitar desperdícios: desligar equipamentos eletrônicos fora de uso, priorizar o aproveitamento da luz natural e evitar o uso simultâneo de aparelhos de alto consumo são atitudes que contribuem para a economia doméstica e a estabilidade do sistema elétrico.
“O uso responsável da energia é um dever de todos. Estamos passando por um período que requer atenção e consciência coletiva. Nosso papel, como cooperativa, é informar, orientar e apoiar os associados na busca por um consumo cada vez mais eficiente e sustentável”, destaca Alex Wiggers, presidente da Cerbranorte.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado pela ANEEL em 2015 e tem como objetivo informar, de forma transparente, os custos variáveis da geração de energia em cada período, permitindo aos consumidores uma melhor gestão de seu consumo e orçamento.
A Cerbranorte permanece à disposição para esclarecimentos e seguirá atualizando seus associados sobre as mudanças e recomendações no setor elétrico.
COMENTÁRIOS