Seja bem-vindo
São Ludgero,09/05/2025

  • A +
  • A -
Publicidade

Santa Catarina realiza Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe neste sábado

Além da vacina contra a gripe, em diversos municípios a população poderá atualizar o esquema vacinal

ASCOM | SES
Santa Catarina realiza Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe neste sábado Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina realiza no próximo sábado, 10 de maio, o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Gripe. A mobilização ocorre em parceria com os municípios e amplia a imunização para toda a população catarinense a partir dos seis meses de idade. A orientação da Secretaria é para que todos os postos de vacinação estejam abertos e operando ao longo do dia, garantindo acesso facilitado à dose.

O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, destacou que Santa Catarina ocupa atualmente a segunda colocação entre os estados brasileiros com maior cobertura vacinal contra a gripe, já ultrapassando os 20%. Segundo ele, a ação tem como foco aumentar a adesão, especialmente entre os grupos prioritários como crianças, gestantes e idosos, mais vulneráveis às complicações da doença.

Além da vacina contra a gripe, em diversos municípios a população poderá atualizar o esquema vacinal conforme o Calendário Nacional de Vacinação. A Secretaria reforça a importância de que os cidadãos levem sua carteira de vacinação para conferência e registro.

A vacina disponível na rede pública é do tipo trivalente, protegendo contra os vírus influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. Para crianças que serão imunizadas pela primeira vez, o esquema vacinal prevê duas doses, com intervalo de 30 dias. A proteção conferida pela vacina inicia-se de duas a três semanas após a aplicação.

A campanha teve início com foco nos grupos prioritários, abrangendo um total estimado de 3,3 milhões de pessoas. A meta é vacinar ao menos 90% desse público. Em 2025, o estado já contabilizou 353 casos de gripe, com predominância do vírus influenza A (H1N1), e 18 óbitos.

Com o objetivo de fortalecer a prevenção, o imunizante contra a gripe foi incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais, e seguirá disponível ao longo de todo o ano, mesmo após o encerramento da campanha.








A Secretaria de Estado da Saúde reitera o compromisso com a promoção da saúde pública e conta com o engajamento da população para ampliar a cobertura vacinal e reduzir o impacto da gripe em Santa Catarina.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.