Aula de Inglês Ganha Vida com Passeio Pedagógico em Armazém
Alunos do 1º ano Integral da Escola Geraldina Maria Tavares, de Gravatal, vivenciaram o inglês de forma lúdica na Praça José Dilmário da Rosa, em Armazém

Na última segunda-feira, 9 de junho, a Praça José Dilmário da Rosa, em Armazém, se transformou em um verdadeiro laboratório ao ar livre para o ensino de inglês. Alunos do 1º ano Integral da Escola Geraldina Maria Tavares, com idades entre 6 e 7 anos, participaram de um passeio pedagógico conduzido pelo professor Bruno Constantino. A atividade levou o aprendizado para além da sala de aula, promovendo uma imersão divertida e significativa no idioma.
Durante a manhã, as crianças participaram de dinâmicas voltadas ao desenvolvimento das habilidades de escuta, leitura e escrita em inglês, além da ampliação do vocabulário relacionado a brinquedos e brincadeiras. A classificação e descrição de objetos no playground foi uma das formas práticas utilizadas para consolidar o conteúdo aprendido nas semanas anteriores.
Segundo o professor Bruno, a ação foi o desdobramento de atividades realizadas previamente em sala, com o auxílio de recursos digitais como jogos na lousa interativa e nos computadores. “Trabalhamos com esse conteúdo por duas semanas e meia. O passeio ao playground foi a finalização do assunto, uma atividade mais lúdica e real”, explicou. A proposta se destacou por unir o ambiente digital à vivência prática, reforçando o aprendizado por meio da experiência concreta.
A resposta dos alunos foi entusiástica. “Eles estavam muito animados, cantaram dentro do ônibus na ida e na volta. Foi uma atividade prazerosa e educativa”, relatou o professor. O dia ainda contou com um piquenique e a identificação dos elementos do parque em inglês, fortalecendo a conexão do conteúdo com o cotidiano das crianças.
A iniciativa também reflete o compromisso do município com a Educação em Tempo Integral, prevista no Plano Municipal de Educação de Gravatal. A proposta pedagógica, com uma jornada mínima de sete horas diárias, visa o desenvolvimento completo dos estudantes, abrangendo aspectos cognitivos, físicos, sociais, emocionais, culturais e políticos.
“A prática fora da sala de aula leva os alunos a ter mais interesse pela língua”, concluiu o professor Bruno. Para ele, inserir o inglês em situações reais desde os primeiros anos de escolaridade é um passo importante para que as crianças compreendam o idioma como ferramenta essencial para o futuro.
COMENTÁRIOS