Seja bem-vindo
São Ludgero,23/06/2026

  • A +
  • A -

Projeto cria “Disque Animal” para receber denúncias de maus-tratos

camara.leg.br
Projeto cria “Disque Animal” para receber denúncias de maus-tratos


Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

Deputada Heloísa Helena fala ao microfone

Deputada Heloísa Helena, a autora do projeto


O Projeto de Lei 561/26 institui o “Disque Animal”, um canal nacional destinado a receber, registrar e encaminhar denúncias de maus-tratos contra animais. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.


A proposta prevê que o serviço ofereça um número telefônico gratuito de abrangência nacional, além de canais digitais de atendimento à população.


As denúncias recebidas serão encaminhadas, conforme o caso, para:



  • a polícia;

  • o Ministério Público; e

  • órgãos ambientais competentes.


Autora da proposta, a deputada Heloísa Helena (Rede-RJ) disse que a medida busca garantir o cumprimento da Constituição. “A crueldade contra animais é tema de crescente preocupação social”, afirmou a parlamentar.


Próximos passos

O projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.


Para virar lei, o texto terá de ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.



 



 





COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.