Seja bem-vindo
São Ludgero,25/06/2026

  • A +
  • A -

TRE-SC lança campanha "Diálogo e Paz nas Eleições 2026" com compromisso de 18 instituições

Tribunal Regional Eleitoral apresenta iniciativa para promover ambiente eleitoral seguro, inclusivo e respeitoso em Santa Catarina

Fonte: Comunicação TRE-SC
TRE-SC lança campanha Foto: Divulgação TRE-SC

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) apresentou a campanha "Diálogo e Paz nas Eleições 2026" durante evento realizado no hall da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), na manhã de quarta-feira, 24 de junho. Na ocasião, 18 instituições assinaram um termo de compromisso para atuação coordenada na promoção de um ambiente eleitoral seguro, inclusivo e pautado pelo respeito mútuo.

A iniciativa representa um movimento contínuo de fortalecimento dos valores democráticos em Santa Catarina, buscando restabelecer a paz e o diálogo qualificado entre as pessoas durante o processo eleitoral.

Compromisso Público com a Democracia

De acordo com o presidente do TRE-SC, desembargador Carlos Roberto da Silva, a assinatura do termo de compromisso vai além de um ato simbólico. "Ela demonstra o compromisso público das agremiações partidárias e das demais organizações e entidades representativas da sociedade catarinense com os valores estruturantes da nossa democracia, institucionalizando diretrizes de respeito, garantindo a observância das cotas de gênero e de raça e priorizando mecanismos consensuais para a resolução de conflitos", afirmou.

O magistrado reforçou que a campanha não é um projeto de um único dia, mas uma realidade em movimento. Entre as ações já desenvolvidas estão materiais educativos, campanhas em rádio, TV e redes sociais, encontros com dirigentes de partidos políticos, enfrentamento aos crimes eleitorais e assédio eleitoral, além da veiculação do podcast Diálogo Eleitoral.

Três Frentes de Atuação

Todas as ações da campanha convergem para três pontos principais: combate ao assédio eleitoral, fomento das cotas de gênero e raça, e uso correto e ético de Inteligência Artificial nas campanhas. Essas frentes trabalham em conjunto para restabelecer a paz e o diálogo qualificado, privilegiando caminhos consensuais para a solução de conflitos.

A Essência da Democracia

O presidente do TRE-SC enfatizou que a verdadeira democracia não é um mero conjunto de regras burocráticas, mas um exercício constante de ação comunicativa. "Um diálogo sem ódio, um ambiente em que divergir não signifique tornar-se inimigo. A democracia não nasceu da imposição nem do silêncio. Exige que nós reconheçamos uns aos outros como sujeitos que falam e que ouvem", afirmou.

Sintetizando o propósito da campanha, o desembargador Carlos Roberto da Silva destacou que divergir é a essência da democracia, não seu defeito. "Uma sociedade em que todos pensam igual não é uma sociedade em paz, é uma sociedade silenciada. O contraditório, o confronto franco das ideias, a crítica honesta é saudável e necessário. A democracia se nutre da diferença e não há nada mais próprio do espírito democrático do que duas pessoas que discordam e ainda se respeitam".

Convite aos Multiplicadores

O presidente do TRE-SC também apresentou um convite às instituições presentes: "Sejam multiplicadores dessa ideia. Levem essa campanha para dentro de vossas casas. Façam ecoar a cultura do diálogo e da paz. Que cada Instituição aqui reunida se torne, portanto, ela própria, uma tribuna desta mensagem: a de que é possível divergir sem odiar, disputar sem destruir, vencer sem humilhar e perder sem se sentir aniquilado".

Instituições Signatárias

O evento reuniu diversos representantes de órgãos públicos, partidos políticos e veículos jornalísticos. Entre os signatários presentes estavam o deputado Julio Garcia, presidente da Alesc; desembargador Osmar Nunes Júnior, representando o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina; conselheiro Aderson Flores, representando o Tribunal de Contas do Estado; desembargador Narbal Antônio de Mendonça Fileti, representando o TRT da 12ª Região; Claudio Valentim Cristani, procurador regional eleitoral; Marco Aurélio Morosini, promotor de justiça; Juliano Mandelli, presidente da OAB-SC; vereadora Marcilei Vignatti, presidente da União dos Vereadores de Santa Catarina; Aglaé Oliveira, vice-presidente jurídico da ACAERT; e Dr. Rodrigo Colaço, representando a NSC.

Além desses, outras oito instituições subscreveram o termo de compromisso: Associação dos Magistrados Catarinenses, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas, Partido Liberal, Partido Movimento Democrático Brasileiro, Partido Podemos, Partido PSD, Partido Progressistas e Partido Rede Sustentabilidade.

Importância da Iniciativa

A campanha "Diálogo e Paz nas Eleições 2026" representa um importante passo na promoção de uma cultura democrática saudável em Santa Catarina. Ao reunir instituições públicas, privadas e políticas em torno de um objetivo comum, o TRE-SC demonstra que é possível construir um ambiente eleitoral baseado no respeito mútuo, na inclusão e no diálogo qualificado.

A iniciativa serve como modelo para outras regiões do país, mostrando que a democracia se fortalece quando as instituições e a sociedade civil trabalham juntas pela paz e pelo respeito aos valores democráticos fundamentais.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.