Consumo das famílias impulsiona crescimento de 4,8% no setor de serviços em Santa Catarina
Estado supera média nacional e lidera alta entre Sul e Sudeste com economia aquecida, renda em alta e pleno emprego

Santa Catarina encerrou o primeiro trimestre de 2025 com crescimento de 4,8% no setor de serviços, segundo dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (14). O avanço, impulsionado principalmente pelo consumo das famílias, colocou o estado na sétima posição no ranking nacional, mas com o melhor desempenho entre os estados das regiões Sul e Sudeste, e acima da média nacional, que ficou em 2,4% no período.
O resultado reflete o aquecimento da economia catarinense, marcada pelo pleno emprego, aumento da renda das famílias e por uma temporada de verão positiva, especialmente no setor de turismo.
“O desempenho positivo no setor de serviços deve ser comemorado porque reflete o trabalho árduo dos nossos empreendedores e trabalhadores, assim como evidencia as políticas de incentivo feitas pelo Governo do Estado. O setor é um dos que mais emprega, gera renda e faz a economia girar. É um bom sinal de aquecimento da atividade econômica”, destacou o governador Jorginho Mello.
Alta no consumo e turismo aquecido puxam os números
O principal destaque do trimestre foi o grupo de serviços prestados às famílias, que registrou crescimento de 13,3%, evidenciando a força do consumo doméstico. Com mais de 60 mil vagas formais criadas em 2025 e baixa taxa de desemprego, os catarinenses mantêm alto poder de compra e confiança no mercado.
“Santa Catarina vive um momento ímpar na questão econômica. Estamos em pleno emprego e isso impacta positivamente no consumo. Além disso, tivemos uma temporada de verão muito positiva. O volume de serviços do turismo, por exemplo, cresceu 11% no último ano”, observou o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviço, Silvio Dreveck.
Além do consumo e turismo, também se destacaram os segmentos de:
- Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio: +7,2%
- Serviços de informação e comunicação: +4,5%
- Outros serviços: +1,9%
O único setor a apresentar retração foi o de serviços profissionais, administrativos e complementares, com queda de -5,2%.
Confiança do consumidor cresce
Outro indicativo positivo veio da Fecomércio SC, que registrou alta de 1,2% na intenção de consumo das famílias catarinenses em abril, o terceiro melhor resultado do país. Com 114,2 pontos na escala de 0 a 200, o estado se mantém na zona de otimismo (acima de 100), reforçando as boas expectativas para os próximos meses.
O desempenho consolidado mostra que Santa Catarina segue como um dos motores da economia nacional, com um ambiente de negócios forte, consumo em alta e políticas públicas voltadas para o desenvolvimento.
COMENTÁRIOS