Cerbranorte e Cegero inauguram linha de transmissão conjunta entre Braço do Norte e São Ludgero
Investimento de R$ 62 milhões amplia em quatro vezes a capacidade de fornecimento de energia e beneficia mais de 25 mil unidades consumidoras

As cooperativas de energia elétrica Cerbranorte e Cegero, de Braço do Norte e São Ludgero, inauguraram no último sábado (11) uma nova linha de transmissão que promete transformar a distribuição de energia na região. O projeto conjunto recebeu um investimento de mais de R$ 62 milhões, totalmente privado, e compreende 30 quilômetros de rede, com novos cabos, postes e torres de alta tecnologia.
A nova estrutura traz energia diretamente do Sistema Interligado Nacional (SIN) para as subestações das cooperativas, quadruplicando a capacidade de oferta de energia elétrica. Isso garante mais estabilidade no fornecimento e segurança no abastecimento de indústrias, comércios e residências, além de projetar o atendimento ao crescimento da demanda nos próximos anos.
Com 30,4 km de extensão, a linha conta com 56 torres metálicas e 63 postes de metal ou concreto, operando em tensão de 138 kV (alta voltagem). Após a transformação em média e baixa tensão nas subestações, a energia é distribuída à ponta com maior eficiência e menor risco de sobrecarga.
“Essa obra é uma parceria entre a Cegero e a Cerbranorte. Duas cooperativas juntas, num ato inédito no país, construindo uma linha de transmissão de tamanha grandeza. E que vai impactar diretamente os consumidores locais, dando mais qualidade, eficiência e economia no fornecimento de energia”, destacou o presidente da Cerbranorte, Alex Wiggers.
Para o presidente da Cegero, Tito Hobold, o projeto representa um marco de cooperação e gestão eficiente: “É uma obra executada com qualidade, transparência e seriedade em todas as etapas, conjuntamente com a Cerbranorte. Desde o início tivemos o objetivo de otimizar ao máximo os recursos a serem investidos. É um investimento histórico, uma parceria inovadora e saudável que deu muito certo”.

COMENTÁRIOS