Deputado do PT apoia campanha que alerta sobre árvore tóxica proibida

O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) comemorou o lançamento esta semana da campanha “Flora Exótica para a Fauna – Espatódea” do Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina que alerta sobre os perigos da espatódea, árvore exótica e tóxica para abelhas. Em maio do ano passado Padre Pedro enviou ofícios a vários órgãos e instituições pedindo atenção à lei estadual 17.694/2019, que proíbe a produção, plantio e manutenção dessa espécie em todo o estado.
“Excelente essa ação do IMA, uma campanha educativa para informar sobre os riscos da espatódea, sobre as multas de R$ 1 mil por planta e a substituição dela por espécies nativas recomendadas para cada região do estado”, disse Padre Pedro. “Essa campanha ajuda a proteger as abelhas, polinizadores essenciais para a biodiversidade”, lembra.
Com essa preocupação, desde a semana passada alguns exemplares de espatódea estão sendo cortados no campus da UFSC em Florianópolis. No ano passado Padre Pedro solicitou ao reitor Irineu Manoel de Souza, da UFSC, e ao presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Herneus João de Nadal, que retirassem as árvores tóxicas dos ambientes públicos que comandam.
COMENTÁRIOS